Banco de Alimentos de Ribeirão das Neves garante Alimentos Saudáveis a famílias carentes

O Banco de  Alimentos de Ribeirão das Neves que atende famílias em situação de vulnerabilidade social recebe hoje ( 8) 12 toneladas de alimentos produzidos por 100 agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos- PAA – nomeado como Agricultura Familiar.

O programa de Aquisição de Alimentos- PAA – é a garantia da compra institucional dos produtos da Agricultura Familiar de Ribeirão das Neves e outros municípios da Região Metropolitana – RMBH, fornecendo alimentos na mesa das famílias acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, entidades socioassistenciais, abrigos e casa de acolhimentos de idosos.

Este ano, em parceria com o governo federal, o programa proporcionou ao município C$773,00 mil Reais para a compra destes alimentos. A compra antecipada de alimentos está garantida na Lei 11.346/06 e dispõe sobre a Segurança Alimentar e Nutricional que contribui para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. O recurso vai direto para os agricultores familiares.

Vale lembrar que, atualmente, em Ribeirão das Neves, o Banco de Alimentos atende 48 entidades no PAA e também doações advindas de empresas bem como de bancos públicos e privados. As entidades cadastradas no Banco de Alimentos estão inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social -CMAS e no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional -COMSEA.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Assistência Social e Cidadania trabalha de forma articulada com as políticas de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e de Inclusão Produtiva, possibilitando para as famílias mais pobres um atendimento público continuado e com qualidade.

Assessoria de Comunicação – 08/08/17