Alimentação Escolar 2017

A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o ano letivo de 2017 com os repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE bloqueados e, ainda assim, manteve a merenda escolar com qualidade, utilizando-se de outra fonte para o financiamento. Após inúmeros esforços, como a intervenção do Prefeito e do Secretário de Educação junto ao Governo Federal, o recurso de financiamento destinado à merenda escolar foi recentemente regularizado e, consequentemente, desbloqueado.

O Setor de Alimentação Escolar foi reestruturado e empossados novos membros do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, que conta com a participação efetiva de representantes de professores e pais de alunos, fiscalizando e acompanhado os cardápios, os processos licitatórios, o preparo e a aceitação da merenda nas escolas. Atualmente todos os fornecedores de gêneros alimentícios são provenientes de contratos regulares.

É importante ressaltar a inclusão de novas fontes de proteína no cardápio escolar, destacando-se o valor nutricional, a qualidade dos ômegas, vitaminas E e C que são extremamente importantes no desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos.

Um caderno de receitas foi sugerido para as escolas, utilizando os produtos que já se encontram disponíveis na despensa das unidades escolares. As novas preparações são agradáveis ao paladar dos alunos.

A consequência da reorganização do setor é a garantia da merenda de qualidade nas unidades escolares, que se encontram abastecidas com todos os gêneros alimentícios necessários para o cumprimento de cardápio adequado, elaborado pela nutricionista do setor.