Sebrae debate “Case Medellin” como modelo de transformação social

Estratégias e Oportunidades de Internacionalização de Munícipios e empresas de MG foi o tema do Seminário “Mundo Gerais” que aconteceu no SEBRAE, na Avenida Barão Homem de Mello, Belo Horizonte. Foi abordado o caso de Medellin, na Colômbia, como modelo de “Acunpultura Social” onde as ações de desenvolvimento se baseavam na prática de fazer o bem para os que possuíam menos. Medellin vem captando a atenção mundial pela extraordinária reviravolta provocada na cidade, que duas décadas atrás se encontrava numa sangrenta crise social e política e, se converteu, nos últimos anos, numa referência de palavras positivas: transformação social, mudança e cultura. A presença de Ribeirão das Neves no seminário teve como meta conhecer o projeto que já é sucesso e trocar experiências para que essas medidas possam servir de exemplo para o município. Entre os assuntos abordados foram destacados as boas práticas e ideias sobre a promoção externa, a integração entre municípios, a importância da liderança regional, a cooperação internacional, a identidade do território e a inserção em redes sustentáveis, inteligentes e criativas.