Ribeirão das Neves é destaque no Seminário “Desafios do Crescimento – Construindo a Visão do Futuro do Vetor Norte"

Os municípios do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte realizaram em conjunto com o Sebrae o Seminário “Desafios do Crescimento – Construindo a Visão do Futuro do vetor Norte” no Palácio das Artes, em Vespasiano.

Com participação de representantes das prefeituras, sociedade civil e empresários que fazem parte do Vetor Norte, o evento teve como proposta a abordagem do Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e a criação de uma aliança entre lideranças da região para a construção de uma visão do território com a finalidade de se direcionar o desenvolvimento. Dentre os principais tópicos destacaram-se as palestras do Diretor do SEBRAE, Anderson Cabido, da Sra. Flávia Mourão da Agência Metropolitana de BH, e a apresentação do Sr. André Maciel, diretor da Impact Hub. Entre os caminhos para o sucesso das políticas públicas municipais foram apontadas as políticas sociais efetivas, serviços públicos de qualidade, eficiência do gasto público, colaboração produtiva, governança para o desenvolvimento, capital empreendedor e ação regional.

O município de Ribeirão das Neves se destacou pelo Sebrae na categoria “Atividades de Destaque” no item Comércio e Serviços, se posicionando em primeiro lugar entre todos os municípios no Vetor Norte. Para os próximos passos, o SEBRAE estará oferecendo o curso (carga horária de 80 horas) denominado OFICINA DO FUTURO. Este curso irá reunir parte das lideranças locais e ajuda-las a construir uma visão de futuro compartilhada e um plano de ações prioritárias para o desenvolvimento desse território.