Polícia Militar e Guarda Municipal lançam Operação Natalina e Celular Seguro

Da parceria entre a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal (GM) foram lançadas duas operações na área da segurança pública em Ribeirão das Neves na terça-feira, 13. Faltando 11 dias para o Natal, as duas corporações se reuniram na praça central do município para anunciar o início da Operação Natalina e do Projeto Celular Seguro. Cem policiais militares serão deslocados para as ruas e irão contar com o apoio do efetivo da GM para reforçar a segurança neste fim de ano nos principais pontos comerciais e de grande fluxo de pessoas na cidade. Também começa a funcionar em Neves, o projeto Celular Seguro visando a prevenção contra furtos e roubos de celulares.

Militares do 40° Batalhão e Guardas Municipais estão nas ruas orientando a população sobre as duas iniciativas voltadas para a segurança pública. De acordo com a PM, 90% dos casos de roubos registrados em Neves são de aparelhos celulares. O comandante do 40°, Ten. Cel. Evandro Borges, explica como funciona a nova ferramenta. "É necessário que o proprietário do celular faça o cadastramento do código de Imei do aparelho no site e preencha alguns dados. Com isso, caso o telefone seja roubado e a PM identifique o aparelho durante alguma ação preventiva será possível identificar o dono do celular", explica.

A Guarda Municipal de Neves vai atuar junto a PM durante a Operação Natalina. Além das ações nos órgãos públicos, a GM estará presente nos locais com grande fluxo de pessoas. Na última semana, os guardas municipais participaram de outra ação em conjunto com a Polícia Militar. Eles fizeram um curso de instrução e fiscalização de trânsito na sede do 40° Batalhão. Os GMs receberam conteúdo teórico e prático sobre atuação e autuação de trânsito.

Informações:

O cadastro dos celulares na nova ferramenta pode ser realizado pelo site da Polícia Militar. No link, é possível seguir um passo a passo para realizar o cadastramento dos aparelhos, clique aqui para acessar o site.

A orientação da PM é que em casos de furtos e roubos, o proprietário do aparelho celular entre em contato imediatamente com a corporação.

Para evitar roubos e furtos neste período de fim de ano, as principais comendadores são: bolsas e mochilas devem ser levadas à frente junto ao corpo, não andar com grande quantidade de dinheiro - dar prioridade ao uso de cartões e cheques quando possível -, evitar locais ermos e não utilizar jóias e peças que chamem atenção são algumas das dicas que podem evitar incidentes na hora das compras.