Prefeitura de Ribeirão das Neves

e-SIC

História De Ribeirão Das Neves

As primeiras referências sobre o município de Ribeirão das Neves são do início do século XVIII, o qual denominava-se ‘Matas de Bento Pires’.

Em 1745, o mestre-de-campo Jacintho Vieira da Costa obtém o título de sesmaria de uma porção de terra na região central e dois anos mais tarde, constrói uma Capela dedicada a Nossa Senhora das Neves, o que dá origem ao nome ‘Fazenda das Neves’. Em 1746, foi construído o engenho da Fazenda das Neves. Em 1760, morre Jacintho Vieira da Costa e tendo oito filhos ilegítimos, lega seus bens ao filho Antonio Vieira da Costa. Isso gerou um conflito que durou até 1796 quando este falece, sem ter herdeiros legítimos. Os bens foram levados à leilão, e as fazendas das Neves e Carijós foram arrematadas pelo Capitão José Luis de Andrade, português, morador da Vila do Sabará, iniciando um novo período na história do município.

José Luis casou-se em 1799 com D. Francisca Antônia da Costa, com a qual teve dois filhos: O Guarda-mor Joaquim José de Andrade e o Padre José Maria de Andrade. Joaquim José de Andrade, nascido em 1781, veio para Neves em 1818 para morar na Fazenda dos Carijós (hoje bairros Santa Marta, Santa Martinha, Porto Seguro e Nova União) e a comprou de seu pai em 1825. Casou-se em 1826 com Dona Úrsula Maria Nogueira de Alvarenga com a qual teve 8 filhos, deixando grande descendência em Ribeirão das Neves e Pedro Leopoldo. José Maria de Andrade, segundo filho do Capitão, nasceu em 1794, ordenou-se padre em 1818, vindo para a Fazenda das Neves neste período onde ficou até sua morte. Com a vinda do Padre, a Capela já existente desde 1747 passou a ter mais importância.

Em 1820, foi criada uma Guarda-Moria nas Capelas de Nossa Senhora das Neves e Santo Antônio da Venda Nova. A lei Providencial de 15 de setembro de 1827, reforçada pelo Decreto de 11 de setembro de 1830, eleva Neves a Distrito de Paz, com uma população aproximada de 1.241 habitantes. Neves perdeu sua condição de distrito em 1846 através do pedido do então vereador, Padre José Maria de Andrade, visto as condições precárias da capela e o aumento da população. É criado então, o distrito de Venda Nova, ao qual Neves é anexado.

Após a morte do padre, Neves foi anexada ao distrito de Pindahybas (Lei n.º 2.041 de 01/12/1873), atual Vera Cruz de Minas (Pedro Leopoldo) com a qual permaneceu até 1911, quando ambas foram anexadas ao recém município de Contagem.

Em 1927, o Estado de Minas Gerais adquire as fazendas do Mato Grosso e parte da Fazenda de Neves para construção de uma Penitenciária Agrícola que impulsiona o crescimento populacional. Em 1938, Contagem perde sua autonomia de município e é anexada à Betim juntamente com todos os seus distritos, incluindo Neves e Campanha. Neste mesmo ano, foi inaugurada a Penitenciária Agrícola de Neves.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Neves (ex-povoado), pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Contagem.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Neves figura no município Contagem. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo Decreto-lei Estadual n.º 148, de 17-12-1938, o distrito de Neves foi transferido do extinto município de Contagem para constituir o novo município de Betim. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Neves figura no município de Betim. Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, o distrito de Neves tomou a denominação de Ribeirão das Neves e foi transferido do município de Betim para constituir o novo município de Pedro Leopoldo. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Ribeirão das Neves figura no município de Pedro Leopoldo. Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão da Neves, pela Lei n.º 1.039, de 12-12-1953, desmembrado de Pedro Leopoldo. Sede no antigo distrito de Ribeirão das Neves. Constituído de 2 distritos: Ribeirão das Neves e Justinópolis (ex-Campanha), Instalado em 01-01-1954. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Ribeirão das Neves e Justinópolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Ribeirão das Neves (MG). Câmara. 2014. Disponível em: http://www.cmrn.mg.gov.br

RIbeirão das Neves (MG). IBGE. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ribeirao-das-neves/historico