
A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoveu na última sexta-feira, dia 6, uma ação de conscientização sobre os perigos do tabagismo e do uso de cigarros eletrônicos, mais conhecidos como vapes, na Escola Municipal Luiza Augusta Guimarães, localizada no bairro Neviana, região Central. A iniciativa, voltada para adolescentes entre 12 e 15 anos, teve como tema “Vape, cigarro eletrônico: o novo disfarce do velho vilão”. A atividade, organizada pelos setores de Pneumologia Sanitária e Programa Saúde na Escola (PSE), teve como objetivo, sensibilizar 22 estudantes do 7º ao 9º ano sobre os malefícios do tabaco e dos cigarros eletrônicos, capacitar adolescentes para atuarem como multiplicadores de informações em suas comunidades e reconhecer a escola e seus profissionais como promotores de saúde, destacando seu papel na prevenção ao tabagismo.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, presente em produtos derivados do tabaco. Essas substâncias são consumidas de diversas formas: fumadas, inaladas, mascadas ou absorvidas e todas trazem sérios prejuízos à saúde.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostram que, em 2019, a prevalência do tabagismo em Minas Gerais foi de 13,2%, acima da média nacional que é de 12,8%. Além disso, crianças, adolescentes e jovens têm tido contato cada vez mais precoce com esses produtos, incluindo os cigarros eletrônicos que contêm substâncias tóxicas e nicotina, podendo causar dependência e danos à saúde, especialmente em jovens. A ação buscou desmistificar essa ideia e apresentar os riscos reais desses dispositivos.
