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Secretaria de Saúde

FUNÇÕES:
 
É de competência da Secretaria Municipal da Saúde:
 
  • a programação, elaboração e execução da política de saúde do Município, através da implementação do Sistema Municipal da Saúde e do desenvolvimento de ações de assistência, promoção, proteção, vigilância e recuperação da saúde da população com a realização integrada de atividades assistenciais e preventivas; 
  • a vigilância epidemiológica, sanitária e nutricional, de orientação alimentar e de saúde do trabalhador, do idoso, da criança e do adolescente e da mulher; 
  • a prestação de serviços médicos e ambulatoriais de urgência e de emergência; 
  • a promoção de campanhas de esclarecimento, objetivando a preservação da saúde da população; 
  • da implantação e fiscalização das posturas municipais relativas à higiene e à saúde pública; 
  • a articulação com outros órgãos municipais, estaduais e federais e entidades da iniciativa privada para o desenvolvimento de programas conjuntos; 
  • a execução orçamentária de sua área e outras atividades correlatas.

Orientações ao Servidor da Saúde, acesse aqui!

Formulários da Vigilância Sanitária

Código de Vigilância Sanitária

 

 
COMO NOS LOCALIZAR E CONTACTAR:
 
Endereço: RUA JOSÉ LEÃO PAPA, 54 – VÁRZEA ALEGRE – CEP: 33805-420
Telefone: (31) 3627-3668 (atendimento ao público)
Horário de funcionamento: 8h as 17h 
 
 
 SOBRE A SECRETARIA:
 
Qual a sua importância para a cidade?
 
Coordenar um conjunto de intervenções de saúde, no âmbito individual e coletivo, dirigidas a populações de territórios definidos, envolvendo a assistência, promoção, prevenção, vigilância da saúde, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
O modelo assistencial do município de Ribeirão das Neves tem como princípios os do SUS, inserido no Plano Diretor de Regionalização do Estado de Minas Gerais, tendo como eixo estruturante a Estratégia de Saúde da Família e como pilares organizativos: a territorialização e hierarquização da rede assistencial, a humanização do atendimento e a gestão participativa.
O território municipal no que diz respeito às ações e serviços de saúde foi dividido em 05 Regiões Sanitárias, sendo:
Região I: Centro e adjacências
Região II: Veneza e adjacências
Região III, IV e V: Justinópolis
 
Quais os principais serviços oferecidos?
 
  • Atendimento médico
  • Atendimento odontológico
  • procedimentos de enfermagem
  • Visitas domiciliares
  • Vacinas
  • Controle social
  • Realização de atividades assistenciais e preventivas
  • Promoção de campanhas de esclarecimento, etc.;
  • Elaborar, implementar e acompanhar o Plano Municipal de Saúde, responsabilizando-se pelo cumprimento das metas pactuadas com os demais entidades de governo que integram o SUS.
  • Executar, na rede de assistência básica de saúde, as ações básicas de saúde;
  • Atendimento médico, odontológico e procedimentos de enfermagem, vacinação, encaminhamentos, visitas domiciliares, prevenção de doenças e demais atividades dos programas de saúde;
  • Realizar, através de prestadores, os exames de laboratório, exames de imagem, consultas e procedimentos especializados e demais encaminhamentos da atenção básica do SUS;
  • Executar através dos serviços credenciados e contratados, os atendimentos de urgência e emergência, bem como a assistência hospitalar do SUS;
  • Executar as ações de educação individuais e coletivas;
  • Participar e estimular à participação da população no controle social.
  • Garantir a realização da Conferência Municipal de Saúde a cada quatro anos.
  • Gerenciamento técnico e administrativo dos serviços e demandas das políticas de saúde municipais.
  • Executar ações de combate e prevenção de doenças (dengue, leishmaniose visceral, raiva, doença de Chagas, esquistossomose), controle de roedores, bem como atuar na prevenção de acidentes por animais peçonhentos.
  • Eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços

      REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Às segundas quartas-feiras do mês = Reunião Ordinária, às 13 horas, na sede do Conselho. As inscrições para inclusão de reclamações / denúncias / elogios nas pautas da reunião ordinária é feita com 48 horas de antecedência, pelos telefones: (31) 3627-7024 ou 3627-5584.