Com o objetivo de renovar os conhecimentos dos conselheiros de saúde do município, a ginecologista Dra. Luciana Mourão Ribeiro realizou uma palestra com o tema: mitos e verdades da histerectomia. A ação ocorreu no dia 18 de outubro e como parte da capacitação a ginecologista e o enfermeiro Gustavo Henrique Rocha, coordenador do Programa de Saúde da Mulher, detalharam os fluxos, processos e ações realizadas no mês de outubro para conscientização das mulheres para prevenção do câncer de mama.
A palestra esclareceu a idade para a realização do exame oficial como é preconizado pelo SUS que é entre os 50 a 69 anos, com um diferencial que o município oferta o exame a partir dos 40 anos. Também, para as mulheres mais jovens é realizado o exame caso haja relato da doença na família como mãe ou irmãs ou detecção de caroços/nódulos ao toque ou durante realização de exame realizado por enfermeira ou médico.
A ginecologista reforçou que atitudes essenciais para prevenção do câncer de mama como hábitos saudáveis, associados com alimentação saudável e exercícios físicos, evitar bebida alcoólica, não fumar e, também, citou que amamentar previne o câncer de mama.
-
Outubro Rosa é Tema de Capacitação no Conselho Municipal de Saúde
- Voltar