Saúde também é papo de homem foi o tema da atividade na Estratégia de Saúde da Família Cerejeiras na terça-feira, 21/11, como parte das ações do Novembro Azul para os usuários presentes na unidade. Participaram da roda de conversa a fisioterapeuta Fabiana Póvoa, a mediadora de conflitos Daniela, o profissional Wilson Fernando Lizarraga e os membros da equipe. Os presentes tiveram a oportunidade de solicitar o exame de rastreamento de câncer de próstata e de participar de um delicioso café da manhã.
A campanha Novembro Azul surgiu com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Aproveitando a comemoração da data, os órgãos de saúde transformaram o mês no maior movimento em prol da saúde masculina. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente. Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.
Importante esclarecer que por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura, por isso a sugestão é para um olhar atento, cuidar da saúde e abandonar o preconceito do exame de próstata, afinal a vida é mais importante.
-
ESF Cerejeiras realiza Roda de Conversa “Novembro Azul”
- Voltar