Uma das estratégias adotadas pela equipe da UBS Florença II foi uma roda de conversa com o tema “Novembro Azul” na sala de espera, nesta quinta-feira, 23/11, às 9 horas, pois desta forma o usuário recebe as informações enquanto aguarda o atendimento. Na conversa, a médica Nayara Teixeira abordou a importância da saúde física e da prevenção ao câncer de próstata e a psicóloga Cida Porto falou sobre a saúde mental do homem. A conversa teve como objetivo informar sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o homem e, desta forma, frear o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças.
Com a participação de vários homens da comunidade, a maioria com mais de 45 anos participou ativamente da ação fazendo perguntas e compartilhando momentos da vida surpreendendo as profissionais, pois existe uma cultura de que homem não fala, homem não chora, o que não é verdade, pois também são seres emocionais. Segundo a psicóloga Cida Porto os questionamentos giraram em torno da sexualidade, insônia, entre outros temas inerentes a fase da vida em que cada um está vivenciando.
A atividade contou com a ativa participação dos comerciantes da região que ofertaram produtos e lembrancinhas dos respectivos estabelecimentos, que foram doadas aos presentes. A psicóloga destacou que a quantidade de homens que se fizeram presentes e a forma como interagiram foi uma demonstração de que os mesmos são seres emocionais e precisam de cuidados.
A ação foi coordenada pelo Enfermeiro Alessandro, que contou com a apoio das Técnicas Sociais do Programa Mediação de Conflitos, das Agentes Comunitárias de Saúde Flávia, Jane, Terezinha, Jakeline, Zilda, da Técnica de Enfermagem Cristiane e da Assistente Administrativa Dayse. O ambiente foi todo decorado nas cores referentes ao Novembro Azul e, após a conclusão dos trabalhos, os presentes puderam apreciar um delicioso café da manhã saudável com salada de frutas e um kit lanchinho.