Mesmo com os avanços da medicina, quando a doença é descoberta em estágio avançado o tratamento é mais complexo e o resultado é incerto. A campanha Novembro Azul tem justamente o objetivo de conscientizar o homem sobre a importância da prevenção, dos exames periódicos e do diagnóstico precoce que aumentam a chance de cura.
Para informar sobre os procedimentos e as opções de tratamento, a equipe da Saúde do Homem da Superintendência de Atenção Primária, Promoção e Prevenção de Ribeirão das Neves promoveu uma série de palestras educativas sobre a campanha Novembro Azul em algumas empresas do município. Foram contempladas as seguintes empresas: LS Pró, Saritur Centro, Saritur Veneza e Ferragens Negrão.
O objetivo das atividades foi sensibilizar o público masculino sobre a prevenção ao Câncer de Próstata e sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis na prevenção de doenças do câncer e de outras que afetam a saúde do homem, tendo em vista que os mesmos culturalmente procuram menos pelos serviços de saúde.
Segundo Gustavo Henrique Rocha, levar essa conscientização para as empresas, com foco no público masculino sobre a importância da prevenção, mostrando aos mesmos sobre os diversos tipos de exames que podem ser feitos para prevenir ou mesmo descobrir a doença no estágio inicial, ou seja, não existe mais desculpas para não cuidar da saúde.
As ações ocorrem mediante a solicitação das empresas ao setor da saúde do homem por meio dos contatos 3625-8773 ou 2627-4023 quando foi disponibilizada agenda durante todo mês de Novembro.