A Estratégia de Saúde da Família Tropical promoveu na manhã desta quarta-feira, 13/12, uma palestra com vários temas importantes para a comunidade. Ressaltando que dezembro é o mês referência no combate ao HIV/Aids, a enfermeira da unidade Maria Aparecida de Oliveira abordou a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da imunodeficiência humano, bem como sobre a importância da desmistificação dos preconceitos em relação à Aids.
Também falou sobre o abandono de animais domésticos, esses amigos dos homens que só pedem carinho, atenção e comida e, em grande maioria, são abandonados à própria sorte.
Na palestra a profissional também falou sobre os cuidados que devem dever para evitar o câncer de pele e ficarem atentos aos sintomas como manchas que coçam ou descamativas, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam em 4 semanas, uma vez que o mal é mais comum entre os brasileiros representando 33% de todos os diagnósticos. A palestrante falou sobre alguns cuidados como usar protetor solar FPS 30 diariamente, usar óculos de sol com protetor UV, evitar sol entre as 9 e 15 horas, dicas importantes em razão das altas temperaturas que estão ocorrendo. A atividade contou com apoio da técnica de enfermagem Ana Maria Gomes e dos AGentes Comunitários de Saúde Juscilene dos Santos Moura, Luiz Felipe Guimarães dos Santos, Juliana Heloisa Batista de Souza, Sinthia Oliveira Teixeira, Rosália da Aparecida Gonçalves, Carla Alessandra Costa, Valquíria Araújo e Edriene Aparecida.
Após a palestra os presentes participaram de um delicioso lanche.