A equipe Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santinho 2 em parceria com a fisioterapeuta Romendes Oliveira vai iniciar, no próximo dia 17 de janeiro, uma ação para avaliar os pés dos pacientes diabéticos cadastrados na unidade de saúde. O horário de atendimento é das 13h20 às 16 horas. A avaliação consiste no exame clínico de acompanhamento das condições dos membros inferiores destinados às pessoas com diagnóstico de diabetes.
O exame é considerado essencial para o acompanhamento das pessoas com diabetes, pois, dará oportunidade para que a equipe de saúde eduque os pacientes para prevenir complicações. Segundo a responsável pela unidade de saúde, enfermeira Dalca Rosa, a anamnese permite a identificação de alguns sintomas que acometem a disfunção simultânea de vários nervos periféricos por todo o organismo.
O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.