O enfermeiro Ricardo Souza responsável pela unidade da Estratégia de Saúde da Família do Neviana realizou na manhã desta quarta-feira, 24/01, uma pausa para orientar os usuários sobre as arboviroses como a dengue, a zika e a chikungunya, que são transmitidas principalmente pelo mosquito Aedes aegypti.
Essas doenças têm caráter sazonal, ou seja, são mais incidentes em certos períodos do ano, com as temperaturas mais elevadas e a presença de chuvas mais frequentes. Com esse clima, os artrópodes encontram ambientes adequados para o desenvolvimento e procriação dos mosquitos, o que facilita a transmissão do vírus e aumenta a chance de infectar um ser humano.
Algumas formas de evitar focos de proliferação do Aedes aegypti são:
Jogue o lixo no lixo. Acondicione em saco fechado e guarde em local coberto, Limpe a caixa d’água regularmente e mantenha a tampa bem vedada, recipiente para armazenamento de água deve ser limpo e mantido bem fechado, Coloque areia na borda dos pratos de plantas ou lave-os semanalmente com escova, Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana, Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água, Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro delas e Não deixe água acumulada sobre a laje, conselhos que não podem ser negligenciados.
Assessoria de Imprensa da Superintendência de Comunicação – e-mail: comunicacao@ribeiraodasneves.mg.gov.br