A equipe do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (NUPAD) realizou uma capacitação para os profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros das salas de vacinas de nosso município sobre a triagem neonatal-Teste do pezinho.
O treinamento promovido nos dias 30 e 31 de janeiro teve como objetivo atualizar os profissionais sobre o processo, desde a coleta até a emissão dos resultados, e contou com a participação de todos os técnicos e enfermeiros que atuam diretamente na coleta do teste do pezinho.
Neste treinamento foi anunciada a ampliação do teste do pezinho no Estado de Minas Gerais, ou seja, passando de 6 para 9 o número das doenças pesquisadas, como Hipotireoidismo, Fenilcetonúria, Doença Falciforme, Fibrose Cística; Deficiência de Biotinidase; Hiperplasia Adrenal Congênita acrescida na ampliação, Síndrome de Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), AGAMAGLOBULINEMIA XLA, ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL.
O Ministério da Saúde orienta que os recém-nascidos devem realizar a coleta do teste do pezinho do 3 ao 5 do dia de vida ou procurar a sala de vacinas antes dos 30 dias de vida. A triagem em tempo hábil auxilia no diagnóstico precoce e na intervenção precoce para evitar em alguns casos sequelas neurológicas graves.