• Ações do Maio Amarelo atingem milhares de pessoas em Ribeirão das Neves

18 de junho de 2024

Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, por meio da equipe de Educação para o Trânsito, Agentes de Trânsito e Guarda Civil Municipal, promoveu diversas ações educativas em prol de um trânsito mais seguro em todas as regiões da cidade. As iniciativas fazem parte da Campanha Nacional do Maio Amarelo e foram difundidas nas ruas, nas escolas e empresas do município, além das redes sociais. O objetivo é a conscientização de condutores e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito para evitarem acidentes e, assim, reduzirmos o número de vítimas relacionadas a acidentes de trânsito.

O tema da campanha deste ano foi a “Paz No Trânsito começa por Você”, um convite para a reflexão das atitudes e comportamentos durante os deslocamentos. Ivana Rocha, educadora para o trânsito fez uma avaliação positiva das ações que foram realizadas durante todo o mês de maio e que alcançaram um público diverso, entre crianças, adultos e idosos. “Nós atingimos diretamente cerca de três mil pessoas com palestras, blitzes educativas e a Transitolândia Móvel. São ações diretas de educação para o trânsito, que buscam promover uma reflexão sobre a necessidade de cada pessoa mudar o seu comportamento nas ruas”, explicou. As ações educativas permanecem ao longo do ano.

Impactos na saúde

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um Boletim Epidemiológico para informar e sensibilizar os profissionais de saúde, gestores e população sobre a violência do trânsito em diversas esferas públicas. São informações importantes dos efeitos da imprudência, falta de atenção e negligência ocasionada na vida da população.

De 2019 a 2023, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, em Minas Gerais, 16.403 pessoas evoluíram para óbito em decorrência de acidentes de trânsito no local ou em ambiente hospitalar. A taxa de mortalidade em Ribeirão das Neves apresenta uma tendência de queda, enquanto no estado está estável. De acordo com informações do 40º Batalhão da Polícia Militar, também nos últimos 5 anos, quase 13 mil acidentes de trânsito aconteceram em Ribeirão das Neves e desses 28% foram fatais. “Esses números reforçam a importância de campanhas como essa. Abordamos diversos condutores de outras cidades que passam por Ribeirão das Neves e é fundamental educá-los também, pois eles podem impactar o sistema de saúde do município com a ocupação de leitos nas Unidades de Pronto Atendimento e hospitais em decorrência de acidentes de trânsito”, finalizou Ivana.

O boletim completo está logo abaixo.