Curso de Pigmentação Natural e Pintura está sendo realizado, nesta semana, no Viveiro de Mudas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão das Neves, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Minas) e Sindicato Rural de Pedro Leopoldo e tem como objetivo trabalhar a sustentabilidade para geração de emprego e renda.
Ao longo do curso, os alunos estão aprendendo a escolher, coletar e preparar a terra para produção de tinta, técnicas de aplicação e armazenamento, além da organização de um catálogo de cores com amostras dos tons e local de onde os materiais foram retirados.
De acordo com a gerente de economia solidária, Cristina Faria, o curso de pigmentação natural e pintura é mais uma iniciativa realizada no município que contribui para geração de renda. “Estamos trabalhando a sustentabilidade e ao mesmo tempo repassando uma técnica para que estas pessoas possam aprender e mais a frente serem remuneradas com este trabalho”, avalia.
A mobilizadora do Senar, Eliana Lúcia Barbosa, destaca que o curso é ecologicamente correto. “Estamos cuidando do meio ambiente e promovendo a sustentabilidade. Durante as aulas mostramos aos alunos a variedade de cores da terra e a riqueza que temos no solo e que pode ser aproveitada, sem prejuízo ao meio ambiente”, explica.
A instrutora do curso, Marciana Félix, explica que as aulas práticas proporcionam maior aprendizado aos participantes. “Eles tem a oportunidade de aprender a fazer, fazendo. Trabalhamos com os alunos para que eles terminem o curso e saiam sabendo utilizar a técnica. Temos tido resultados extremamente satisfatórios usando essa metodologia”, conclui.