O dia 24 de junho escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos foi comemorado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Atenção Primária, Promoção e Prevenção, com uma palestra proferida pela Dra Petúnia Oliveira, Referência Técnica da Saúde do Idoso, para os médicos que trabalham nas unidades da Atenção Primária.
A ação foi realizada na terça-feira, 25/06, no Espaço Verde da Secretaria, com o tema Instabilidade e Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa. A abordagem mostrou a importância da orientação que os médicos devem dar aos idosos usuários da Estratégia de Saúde da Família de forma que os profissionais possam melhorar a qualidade do atendimento dos mesmos. Entre os fatores foram citadas as causas das quedas como a fraqueza e perda muscular do corpo, efeitos colaterais de alguns medicamentos, perda de sensibilidade por distúrbios neurológicos, além de doenças ortopédicas ou mesmo prejuízo dos sentidos da visão e audição.
Dados da Organização Mundial de Saúde registram no Brasil 600 mil fraturas de fêmur de idosos, sendo que 90% é referente a quedas. Por isso é importante prevenir tanto os idosos quanto os familiares para a adoção de atividades físicas que fortaleçam a força muscular, alimentação balanceada para manter a saúde óssea. Também, a instalação de barras de apoio em caso de escada, colocar tapetes antiderrapante nos banheiros, evitar encerar a casa, enfim, cuidados necessários para evitar a queda de modo que os idosos possam ter mais qualidade de vida.