No mês de outubro, a equipe do Programa de Saúde da Mulher do município realizou uma série de palestras de conscientização como parte da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As ações conduzidas pela enfermeira Renata Tavares tiveram como objetivo incentivar as mulheres a cuidarem mais da própria saúde. As palestras foram ministradas em diversos locais, como a LS Pro (dia 18), a Escola Técnica de Enfermagem Grau Técnico (dia 22), o Conselho da Mulher (dia 23) e a empresa Saritur (dia 24).
No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ad), a palestra do dia 31 foi ministrada pelos enfermeiros Gustavo Rocha, Referência Técnica do Programa de Saúde da Mulher, e Renata Tavares. Esse encontro foi marcado pelo depoimento de uma mãe que coincide com sua experiência de vida e superação com o câncer de mama, tocando e sensibilizando os presentes.
A série de eventos foi encerrada no dia 30 de outubro no Centro de Convenções do CAIC, com uma palestra voltada aos servidores das Secretarias da Prefeitura. O evento contou com a presença da Secretária Adjunta de Saúde, Vanusa Pereira, da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão, e da Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social e Cidadania, Virginia Meira.
Conduzido pelo enfermeiro Gustavo Rocha, o encerramento teve início com uma prática de Lian Gong (exercícios de alongamento e relaxamento) orientada pela fisioterapeuta Michelle Aparecida Vieira, Superintendente de Vigilância em Saúde, trazendo leveza ao ambiente. Em seguida, a ginecologista e obstetra Dra. Luciana Ribeiro Mourão, Referência Técnica do município, abordou a importância do cuidado preventivo para a saúde feminina. O evento foi finalizado com uma dança sênior, coordenada pela enfermeira Natália de Pádua Ferreira Barbosa, proporcionando um momento de descontração.
Para encerrar o dia especial, foram sorteados brindes entre os participantes, que também puderam aproveitar uma confraternização com um delicioso lanche. A campanha do Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para salvar vidas.