No dia 25 de Outubro os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial, Caps ad, Caps III e Caps ij do município, receberam treinamento de contenção mecânica. Visando a integridade física e psíquica dos pacientes e dos profissionais de saúde que prestam assistência a esse público.
A oficina foi conduzida pelos enfermeiros Patrícia Carla Gomes e Wellison Rodrigues Ribas do Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas – Cersam AD Venda Nova, orientaram os profissionais de saúde sobre a indicação da utilização da contenção física.
Com a finalidade de garantir uma assistência multidisciplinar no monitoramento, implementação e definição de critérios que justifiquem a aplicação das condutas ao paciente com agitação psicomotora ou agressividade na atenção primária à saúde, e que o procedimento seja realizado de forma humanizada.
“Promover a educação continuada dos profissionais é de suma importância para a entrega de um serviço humanizado e de qualidade para nossos usuários!”, diz Amanda Cristina Ferreira Martins coordenadora do CAPS ad.
Contenção mecânica
Proteger o paciente com alterações de comportamento contra lesões e traumas (quedas, contaminação de cateteres, feridas, dentre outros) provocados por ele mesmo ou a outros e que gera a interrupção do tratamento a que vem sendo submetido.
Amparo legal
Lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, menciona o direito do portador de transtorno mental de ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis.