Ribeirão das Neves, um dos municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Belo Horizonte realizou, no sábado, 09/11, o terceiro Dia D de Combate ao Mosquito Aedes. Esse evento faz parte do movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes”, uma iniciativa de mobilização social promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com os municípios mineiros, que ocorre em todo o estado.
O primeiro ciclo foi realizado em 24/02 e o segundo em 23/03, com o objetivo de intensificar o combate aos focos de proliferação do Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. No terceiro ciclo do movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes” as ações de mobilização envolvem atividades integradas de educação, conscientização e limpeza, com o objetivo de engajar a comunidade na prevenção de arboviroses. Nas escolas, unidades de saúde e nas ruas, equipes realizaram campanhas educativas com orientação de casa em casa.
Ações complementares incluem mutirões de limpeza em bairros para eliminar lixo e entulho que possam se tornar criadouros do mosquito. Ribeirão das Neves registrou, em 2024, 5.350 casos confirmados de dengue e 1.786 de chikungunya, de acordo com dados do Núcleo de Geoinformação em Saúde consolidados até 04/11. Evidenciando a importância das ações de combate ao Aedes aegypti em toda a região.