• Comsea realiza capacitação sobre boas práticas alimentares

  • Voltar
13 de novembro de 2024

Representantes de diversas instituições que atuam no município participaram da 1ª capacitação de boas práticas, realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), nessa quarta-feira, 13. Com o objetivo de orientar e fornecer informações sobre a manipulação correta dos alimentos, o encontro foi uma grande aula para que os participantes pudessem aprender novas técnicas e colocá-las em prática, garantindo alimentação saudável à mesa de milhares de nevenses.

A capacitação forneceu aos representantes das instituições diversas informações que foram desde o descongelamento correto de alimentos ao processo de cozimento de carnes e outros produtos consumidos em grande escala pela população. Também foram dadas orientações para evitar a contaminação e o descarte incorreto de comida. Um guia de boas práticas de manipulação de alimentos foi disponibilizado para que os participantes da capacitação pudessem ficar a par de cada etapa do processo de segurança alimentar e nutricional.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão, destaca a importância da 1ª capacitação de boas práticas na segurança alimentar. “Partilhar esse conhecimento é fundamental para que tenhamos uma segurança alimentar saudável e nutritiva. São técnicas de manipulação dos alimentos que estamos repassando aos representantes das instituições e eles serão multiplicadores em toda a cidade do conteúdo dessa capacitação”, explica.

Representando o Instituto Vidas Transformadas, Edgar Fortunato, avalia que a participação na capacitação será útil não apenas no ambiente de trabalho. “Poder aprender sobre a manipulação de alimentos é um aprendizado que vou levar para a vida. Trabalho em uma instituição que recebe doações de alimentos e o que aprendemos durante a capacitação será colocado em prática diariamente”, afirma.

O professor aposentado Geraldo Piedade Gonçalves participa ativamente das reuniões do Comsea e conta que a capacitação pode contribuir significativamente no trabalho dentro das instituições. “Esse evento foi muito esclarecedor no sentido de desmistificar aquela máxima que não existe segredo para o manuseio de alimentos. Pudemos aprender que existem técnicas que se colocadas em prática podem ajudar na conservação correta dos produtos, evitando desperdício e fazendo com que comida de qualidade possa chegar a mesa das famílias que mais precisam”, conclui.