
Cerca de 100 professores da rede municipal de ensino iniciaram uma formação de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, teste que vai direcionar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na abertura da capacitação, realizada no auditório da Secretaria de Educação, profissionais dos anos finais – 5° e 9° ano – do ensino fundamental participaram do primeiro de sete encontros formativos marcados para os próximos meses.
Realizando formação específica, professores de língua portuguesa e matemática participarão dessa trilha formativa trabalhando conteúdos já pensando no Saeb 2025. “Essa formação é essencial para os professores, capacitando mais o profissional para que ele atue com os alunos de maneira mais pontual e diretiva. Com isso, os estudantes estarão aptos para as avaliações”, explica a gerente de educação básica, Simone Elina.
Para a professora de língua portuguesa da escola Carlinda Rita, Indianara Cavalcante, a capacitação dos profissionais da rede será fundamental para que as estratégias de ensino sejam levadas para dentro das salas de aula e repassadas aos estudantes. “As formações são importantes. Por meio delas conseguimos potencializar nossas práticas e levar para as crianças novos conteúdos, mais eficientes, para que as habilidades e competências delas sejam ampliadas, culminando com o crescimento da nota do IDEB”, afirma.
De acordo com a professora Juliana Paula Ribeiro, da escola Maria Vieira Barbosa, a formação dos professores iniciada nessa semana é primordial para o desenvolvimento dos discentes. “Ao longo dos anos tudo vai mudando. A língua portuguesa, a matemática, tudo vai avançando. E nós professores precisamos estar atualizados para levar novos conhecimentos aos alunos”, disse.
A previsão é que as provas do Saeb sejam aplicadas no segundo semestre desse ano em todos os estados. O IDEB é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino fundamental e médio em todo o Brasil.




