• Casa da Mulher Nevense promove palestra sobre consumo 

  • Voltar
13 de março de 2025

A Casa da Mulher Nevense realizou, nesta quarta-feira, dia 13, um evento especial em alusão ao Dia do Consumidor e ao Dia Internacional da Mulher. A atividade contou com uma palestra ministrada por Solange Medeiros de Abreu, coordenadora executiva do Movimento de Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, que compartilhou dicas sobre consumo consciente e direitos das consumidoras.

Durante o encontro, as participantes aprenderam a fazer escolhas mais seguras na hora das compras e a evitar armadilhas financeiras. A palestra também abordou a importância da educação financeira e do planejamento no dia a dia das mulheres. “Hoje estamos aqui com o objetivo de educar as consumidoras. Aqui é um espaço ideal para isso. Estou encantada com a estrutura da Casa da Mulher Nevense e tem tudo para fazer história. As mulheres devem aproveitar muito todas as atividades da casa, participar e multiplicar os conhecimentos adquiridos aqui”, afirmou Solange.

Para a coordenadora da Casa da Mulher Nevense, Izabel Gonçalves, a atividade reforça o compromisso do espaço com as mulheres. “Nosso objetivo é oferecer informação e fortalecer as mulheres para que possam tomar decisões mais conscientes, tanto no consumo quanto em outros aspectos da vida”, destacou.

Uma das participantes, Dilene Maria da Costa, 67 anos, moradora do bairro Status, na região Central, gostou muito da atividade. “Palestras como esta são muito importantes e é muito bom participar. Sempre aprendo coisas novas e tento colocar em prática e me ajudam demais”, afirmou. A Casa da Mulher Nevense segue promovendo eventos e atividades voltadas ao bem-estar, capacitação e fortalecimento das mulheres do município.

Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, teve origem em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, fez um discurso histórico no Congresso defendendo os direitos dos consumidores. Ele destacou quatro princípios fundamentais: direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido.

A data foi oficializada mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, reforçando a importância da proteção e defesa dos consumidores. No Brasil, a defesa do consumidor ganhou força com a criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em 1990, que estabeleceu regras claras para garantir direitos e evitar abusos nas relações de consumo. Hoje, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para conscientizar sobre direitos, incentivar o consumo responsável e fortalecer a relação entre empresas e clientes.