
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou uma blitz educativa na Praça Central de Neves para informar a população sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no trânsito.
A ação organizada pela equipe da Educatrans da Secretaria de Trânsito, teve como objetivo promover conhecimento e conscientização sobre o autismo, destacando os direitos no trânsito, formas de abordagem e tratamento adequado. Durante o evento, agentes de trânsito distribuíram panfletos informativos e esclareceram dúvidas sobre o direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência (DeFis), que permite o uso das vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados.
O Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Leinilson Marcos Barbosa Alves, destacou a importância da iniciativa. “A Blitz Educativa é fundamental para levar informação à sociedade e garantir que os direitos das pessoas com autismo sejam respeitados. Queremos fortalecer o apoio não só ao autista, mas também à sua família, com orientações claras e precisas”, destacou.
Para Marliza Castro, mãe atípica, essas ações são importantes para trazer visibilidade à causa autista. “Ver ações como essa, além de conscientizar a população, traz visibilidade para a causa e proporciona mais entendimento e apoio às pessoas com TEA”, afirmou.
A ação será estendida às três regionais do município, em pontos de grande circulação de pessoas. Além disso, durante o mês de abril, será realizado um treinamento especial para agentes de Trânsito, Transporte, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM), orientando a maneira correta de abordagem e atendimento ao autista.
