• Conselho de Promoção da Igualdade Racial empossa novos representantes

  • Voltar
4 de abril de 2025

Foram empossados nessa quinta-feira, 3, os representantes e as representantes do Conselho de Promoção da Igualdade Racial para o biênio 2025/2027. Em cerimônia realizada na Casa dos Conselhos, na região central, membros do poder público e da sociedade civil assinaram a ata de posse e já participaram da primeira reunião ordinária tendo como pauta o regimento interno e a definição do calendário de encontros do órgão colegiado permanente para os próximos meses.

Composto por oito representantes da sociedade civil e outros oito membros do poder público, o conselho tem como atribuição elaborar propostas que contribuam com a execução das políticas públicas municipais, atendendo às populações negra, indígena, cigana e de outros segmentos étnico-raciais, além do enfrentamento e combate ao racismo e à discriminação racial, desconstruindo preconceitos e trabalhando pela redução das desigualdades raciais.

De acordo com Eduardo Rodrigues, da Coordenação de Fomento e Incentivo à Cultura e membro conselho de Promoção da Igualdade Racial, o órgão colegiado será uma ferramenta importante para Neves avançar nas discussões étnico-raciais. “Tendo uma política pública local que debata as questões afirmativas é um grande avanço. Em uma cidade com grande maioria da população sendo negra, precisamos debater diversos aspectos e trazer essas pautas para uma discussão mais ampla com vários atores sociais”, explica.

Gustavo Henrique dos Santos Gonçalves, professor de capoeira e estudioso das questões étnico-raciais, será um dos representantes da sociedade civil no conselho. “Neves já teve uma cultura muito rica com relação à capoeira. Precisamos resgatar e valorizar essa cultura afro, que faz parte da história da nossa cidade. Essa é uma das atribuições do conselho em trazer à luz da sociedade todas essas discussões”, conclui.