
Na última sexta-feira, dia 4, a Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a 13ª edição da Caminhada ao Ar Livre, um evento dedicado à promoção da saúde e do bem-estar. Realizado no Parque Ecológico, localizado na região Central, o encontro contou com a presença de dezenas de moradores, que aproveitaram o clima agradável e a natureza para praticar exercícios físicos e cuidar da saúde.
A iniciativa tem como objetivo estimular a atividade física regular, combater o sedentarismo e fortalecer os vínculos sociais entre os idosos. Durante o percurso, os participantes receberam orientações sobre alongamento guiados por profissionais, hidratação e cuidados com a saúde. A ação contou ainda com a distribuição de água e frutas, além de atendimentos para aferição de pressão arterial e vacinação contra influenza, oferecidos pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Leandro de Souza Lopes, coordenador da Equipe Multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde, destacou a importância do evento. “Temos como objetivo promover os grupos de atividades físicas já existentes no município. A ideia é conscientizar a população sobre hábitos mais saudáveis. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar, incluindo vacinação e o apoio da Casa da Mulher Neves”, explicou.
Luci Maria, 60 anos, moradora do bairro Sevilha B e frequentadora assídua das atividades promovidas pela Prefeitura, contou sobre os benefícios para a sua saúde.” Eventos como este ajudam demais a nossa qualidade de vida. Antes, eu tomava remédios para ansiedade e para dormir, mas hoje não preciso mais. Sempre convido meus amigos para cuidar da saúde mental e física, comigo. Tive muitas mudanças na minha vida e só tenho a agradecer”, afirmou.
A Prefeitura reforça que atividades físicas para a população acontecem regularmente em diversos pontos da cidade, incluindo aulas de alongamento e dança. Interessados podem obter mais informações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas unidades básicas de saúde.



