
A Pneumologia Sanitária em parceria com a equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF Landi II iniciou na primeira semana de abril grupo para tratamento de tabagismo.
Coordenado pela Referência Técnica de tabagismo do município, a fisioterapeuta Fabiana Póvoa, o grupo terá quatro encontros quinzenais seguidos de acompanhamento mensal num período de seis meses.
Os participantes receberam cartilha impressa que contém informações sobre o tabagismo e seu tratamento, além de atividades a serem realizadas. Todos os participantes que tiverem assiduidade no grupo terão acesso ao tratamento medicamentoso do tabagismo, caso seja necessário e prescrito pelo médico da unidade, Dr. Joel Gonçalves.
O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, uma substância psicoativa presente em produtos derivados do tabaco. O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O tratamento no SUS inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.
Em Ribeirão das Neves, todas as unidades de saúde contam com profissionais capacitados para conduzir o tratamento de tabagismo. Quem deseja parar de fumar deve comparecer à unidade de saúde mais próxima e manifestar seu desejo.