
Ribeirão das Neves viveu na manhã deste 1º de maio, um dia marcado por esporte, emoção e participação popular com a realização da 4ª edição da Corrida do Trabalhador. Mais de mil atletas amadores e profissionais tomaram as ruas de Justinópolis, em um dos percursos mais simbólicos da cidade, reforçando a importância do esporte como ferramenta de promoção da saúde e da integração social. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Com largada na avenida Denise Cristina da Rocha, em frente à Praça Matriz de Justinópolis, a prova percorreu um dos centros mais movimentados do município. A estrutura contou com corrida de 8 km, caminhada de 2 km e a animada “corridinha kids”, com trajeto de 400 metros, garantindo espaço para todas as idades e perfis de participantes.
A grande novidade deste ano foi o pódio por faixa etária nas categorias adulto e sênior, uma demanda antiga dos corredores que agora passaram a ser reconhecidos em suas respectivas faixas. Todos os pequenos atletas da categoria kids também foram premiados com medalhas, valorizando desde cedo o espírito esportivo.
Leila Áurea Maria Silva Fonseca, de 41 anos, é moradora do bairro Urca, e levou a filha Lorena da Silva Fonseca, de quatro aninhos, para participar da corrida kids pela primeira vez. “O pai dela participa de corridas e acabou motivando a participação dela. Fazer atividades físicas é muito importante para a saúde e começar cedo é melhor ainda. Ela está muito empolgada”, afirmou.
O prefeito Túlio Raposo comemorou o sucesso do evento e destacou o crescimento de Ribeirão das Neves como referência em organização esportiva. “Foi lindo ver a nossa cidade cheia de atletas e famílias, celebrando juntos esse momento. A Corrida do Trabalhador já se consolidou como um dos maiores eventos da cidade e mostra que Neves tem estrutura, tem público e tem muito empenho em fazer do esporte um instrumento de transformação”, afirmou.
Para a moradora do bairro Felixlândia, Laysa Soares Guedes, 30 anos, que participou pela primeira vez da caminhada, o evento superou as expectativas. “Eu achei tudo muito bem organizado, o percurso é seguro. Este ano foi a caminhada quem sabe ano que vem eu não participo da corrida mesmo”, projetou.
O corredor veterano Sebastião Lemos, de 71 anos, é aposentado, morador do bairro Esperança, ficou em terceiro lugar e elogiou o novo pódio. “Essa é a segunda vez que participo nesta corrida e já participei de outras também na cidade e fui valorizado. Essa premiação por faixa etária é um estímulo enorme para nós, o percurso é acessível, os pontos de hidratação muito bons, correr assim é muito bom”, enfatizou.
O secretário municipal de Esportes e Cultura, Adalberto Alves, reforçou o papel do evento na construção de uma cidade mais saudável. “A Corrida do Trabalhador transforma o feriado em um momento de encontro, de valorização da saúde e do bem-estar”, disse. O vencedor na categoria masculino da faixa etária, 31 a 45 anos, Weslei Alisson de 37 anos, é motorista e mora no bairro Fazenda Castro. “Este é o segundo ano que participo e a segunda vez que consigo um pódio, desta vez em primeiro lugar. Estou muito feliz com a minha evolução. Ano que vem estarei aqui novamente”, afirmou.
Mais que uma competição, a Corrida do Trabalhador se firma como um símbolo de pertencimento e orgulho para os nevenses, colocando Ribeirão das Neves no circuito das grandes realizações esportivas de Minas Gerais. Rosimeire Xavier, 49 anos, vendedora, veio de Belo Horizonte para participar da corrida e venceu a categoria feminina da idade de 46 a 60 anos. “É a primeira vez que participo e é uma alegria enorme começar já como campeã. É uma prova muito bem organizada, o percurso prazeroso. É um prazer participar desse evento”, finalizou.
Fotos da corrida no link: https://photos.app.goo.gl/kR1mDubDHrftGEEcA