
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove na próxima sexta-feira (16) a partir de 9h, na Praça Nossa Senhora das Neves, um ato reflexivo para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial.
No Brasil, o dia 18 de maio, sinaliza o Dia da Luta Antimanicomial e se caracteriza pela busca dos direitos das pessoas com sofrimento mental, marcando o movimento a união de usuários e trabalhadores da saúde mental, com ações contra a desumanização dos tratamentos e cuidados oferecidos.
Atualmente, em Ribeirão das Neves, a rede de cuidado é composta por serviços que garantem aos usuários, a assistência em liberdade, defendendo a cidadania, promovendo a inserção social, pois o exercício da cidadania dos usuários é um trabalho contínuo.
A atividade visa conscientizar e convidar toda sociedade para participar da luta antimanicomial e com ações que venha garantir, de fato, os direitos fundamentais da pessoa em sofrimento mental.
É importante dizer que, no passado, as pessoas com distúrbios mentais, eram asiladas em manicômios, onde sofriam maus-tratos e segregação social. A luta reivindicou a humanização do cuidado e garantiu a criação de serviços substitutivos ao modelo manicomial.