
Ribeirão das Neves acaba de alcançar uma marca expressiva na campanha de vacinação contra a gripe: mais de 50 mil pessoas já foram imunizadas na cidade e garantiram a dose de proteção que pode salvar vidas. Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal ultrapassou os 31%, superando a média nacional, que atualmente é de 28,78%. Os números revelam que os nevenses aderiram em massa a campanha e estão cada vez mais conscientes sobre a importância da prevenção neste período em que o vírus da gripe está em circulação.
Com a campanha de vacinação em andamento, a Prefeitura de Ribeirão das Neves segue mobilizada, disponibilizando o imunizante em todas as 17 salas de vacina da cidade, além da realização de ações estratégicas com o objetivo de alcançar ainda mais pessoas e ampliar o percentual de nevenses com a vacina no braço.
O Dia D da Vacinação marcou um recorde que ainda é celebrado no município. Mais de 15 mil doses de vacina contra a gripe foram aplicadas em um único dia, reforçando a adesão e mobilização da sociedade. No Terminal do Move Metropolitano, em Justinópolis, mais de 300 pessoas foram imunizadas no Vacimóvel em pouco mais de 3h30 de duração de uma ação estratégica realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Nas salas de vacinação, as filas são de moradores que já entenderam que quando a população abraça a prevenção, toda a cidade sai ganhando. A Unidade Básica de Referência (UBR) Alarico Modesto, no bairro Urca, em Justinópolis, vem se destacando. Apenas no dia D da Vacinação, 366 pessoas procuraram a unidade para receber a dose da vacina. Com a filha Luiza nos braços, Caroline Primo Barbosa, de 31 anos, esteve na UBR Alarico e reforçou a importância da imunização. “Minha filha teve bronquiolite com apenas um mês de vida. Com o vírus circulando no momento é importante demais que as pessoas procurem os locais de vacinação como uma forma de prevenção antes mesmo da chegada do inverno”, avalia.
A aposentada Luiza Antônia da Conceição Santos Martins, de 66 anos, deu aula de conscientização. “A gente vacinando está se protegendo e também protege a quem convive nos mesmos ambientes. É a forma mais segura de proteção”, afirma.
A vacina contra a gripe está disponível nas 17 salas de vacinação no município. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), das 8h às 17h e nas Unidades Básicas de Referência (UBR), das 8h às 18h. Confira todos os locais de vacinação em Neves:
Região Central
UBR Arlete
Rua Antônio Faustino, nº 61 – Bairro Rosana (Unidade Básica de Saúde Dona Clara)
ESF Santa Martinha II
Rua Jorge Eustáquio da Silva, no 235 – Santa Martinha
UBS Sevilha BI
Rua Monte Carmelo, n° 311- Sevilha B
UBS Barcelona
Rua Cláudio Daniel, no 220 – Barcelona
Região do Veneza
UBR Raimundo Firmo (Veneza)
Rua Pedrolina Amâncio, nº 484 – Veneza
ESF San Genaro
Rua Venina Pereira Veiga, nº 234 – San Genaro
ESF Vereda
Rua Padre Geraldo Magela, nº 21 – Vereda
ESF Florença II
Rua 21, 502 – Florença
Região de Justinópolis
ESF Pedra Branca I
Rua Vinte e Nove, nº 55 – Pedra Branca
ESF Pedra Branca II
Rua Quarenta e dois, nº 23 – Pedra Branca
UBR Alarico Modesto
Rua Laranjeiras, nº 190 – Cerejeiras
ESF Menezes
Rua Tancredo de Almeida Neves, nº 1061 – Menezes
ESF Areias I
Rua São Lucas, nº 173 – Areias
UBR Expedito Monteiro (Jardim de Alá)
Rua Suaçuí, nº 358 – Jardim de Alá
ESF São José 1
Rua Rosângela, nº 197 – São José
ESF Nova Pampulha I
Rua Hum, no 577 – Conjunto Nova Pampulha
ESF Luar da Pampulha
R. São Mateus, 257 – Luar Pampulha


