• Prefeitura inaugura Casa da Mulher no Veneza

  • Voltar
23 de julho de 2025

Avenida Osvaldo Alves de Araújo, 313, ou como já é carinhosamente chamada pelas frequentadoras, a casa do muro rosa no meio do quarteirão. Este é o novo endereço da Casa da Mulher, unidade Veneza, inaugurada nesta segunda-feira, 21. Mais uma conquista importante para o público feminino em Ribeirão das Neves, que amplia o acesso ao acolhimento, escuta e cuidado às mulheres da região.

O serviço, que já funcionava na Regional Veneza em uma sala integrada a outros equipamentos públicos, agora passa a contar com uma estrutura própria, mais ampla, aberta e preparada para acolher e atender as mulheres da comunidade.

Na inauguração do novo espaço, sob uma grande tenda, frequentadoras das casas da Região Central, Justinópolis e Veneza se uniram para fazer do momento uma grande celebração, com música, dança e muitas histórias compartilhadas. Autoridades municipais, lideranças locais, servidoras e representantes da rede de atendimento à mulher se juntaram às grandes protagonistas do dia, vindas de diversos bairros da cidade.

O prefeito Túlio Raposo destaca a importância da iniciativa. “A Casa tem a missão de impactar positivamente a vida de cada mulher que passa por aqui. É isso o que torna esse projeto tão especial: mulheres que compartilham vivências, se apoiam e constroem juntas um espaço de acolhimento e transformação. É essa rede de afeto e força que faz da Casa um grande sucesso em nossa cidade”, afirma.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão, ressalta o papel transformador da Casa da Mulher. “Este é um espaço de conexão, de encontro e de recomeços. Um lugar onde mulheres ensinam, aprendem e compartilham vivências. Estamos juntas, fortalecendo umas às outras. A Casa da Mulher é um espaço de acolhimento, mas também de afirmação de direitos e do exercício pleno da cidadania”, enfatiza.

Para a coordenadora da Casa da Mulher Veneza, Cristina Chantal, a inauguração marca um novo capítulo na trajetória do serviço. “Por muito tempo ficamos na Sala da Mulher, mas o espaço nunca foi um limitador para o nosso trabalho. Esse novo local representa emancipação. É uma casa aberta, uma porta para outros serviços e equipamentos da Prefeitura, ampliando o cuidado, o acolhimento e a proteção para todas as mulheres que nos procuram”, disse.

A vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara, foi à inauguração acompanhada de sua equipe para conhecer a estrutura da Casa Mulher, unidade Veneza, e ter o espaço como modelo para implantação na cidade da região metropolitana. “Viemos prestigiar este momento importante para as mulheres nevenses e conhecer de perto este serviço que está repercutindo em toda região metropolitana. Fiquei muito encantada com a alegria dos profissionais e das mulheres que frequentam o equipamento público. Vamos ter como inspiração para implantar a Casa da Mulher em Betim”, explica.

A Superintendente da Mulher em Betim, Célia Maria Pinto, destaca a importância da troca de experiências entre os municípios. “O que vem dando certo precisa servir como modelo. É o caso desse projeto que já acontece aqui e tem dado resultados positivos. A vinda em Neves reforça o que queremos implantar em nossa cidade”, conclui.

Casa da Mulher –

Mais de 40 mil mulheres já passaram pelas três unidades da Casa da Mulher nos últimos anos. Mulheres que foram ouvidas, acolhidas e orientadas com respeito e sensibilidade. O serviço oferece atendimentos técnicos especializados, orientação jurídica e nutricional, grupos terapêuticos, oficinas, atividades formativas e práticas esportivas, sempre com foco no cuidado integral, empoderamento e na valorização do público feminino.