• Neves avança na construção do orçamento com participação popular

  • Voltar
23 de julho de 2025

A Prefeitura de Ribeirão das Neves realizou audiência pública para discutir as metas e prioridades do município para os próximos anos, dentro da construção do Plano Plurianual (PPA 2026–2029) e da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026).

Com o objetivo de promover uma gestão transparente, democrática e eficiente, a audiência foi um momento para garantir que as decisões sobre os recursos públicos estivessem conectadas com as reais necessidades da população. O encontro reuniu gestores, servidores, conselheiros e moradores em um espaço de diálogo aberto aos cidadãos nevenses, debatendo sobre onde e como devem ser aplicados os recursos da cidade.

A Prefeitura também disponibilizou consulta pública eletrônica, ampliando o alcance da participação e permitindo que cidadãos de todo o município opinassem sobre a aplicação de recursos municipais. A ferramenta fortaleceu o princípio da gestão participativa, promovendo inclusão e garantindo que a população tivesse mais voz.

O Secretário de Planejamento e Urbanismo, Marcílio Rodrigues de Sousa, destaca a importância da realização da audiência pública. “Neves tem mais de 155 quilômetros falando territorialmente, uma população com quase 400 mil habitantes e diversas peculiaridades. A participação da sociedade é fundamental na discussão do desenvolvimento socioeconômico do município com a opinião coletiva. Uma demonstração da nossa transparência para que possamos desenvolver política social e econômica, podendo fazer um planejamento mais assertivo para o município”, explica.

Moradora do bairro Rosaneves há 36 anos, Maria Rosa Gonçalves dos Santos, destaca a construção de um novo hospital como meta para os próximos anos em Neves. “Nossa cidade cresceu nas últimas décadas e agora precisa de uma nova unidade de saúde que atenda a totalidade da população. Saneamento básico e mobilidade urbana local são outras áreas que merecem atenção”, conclui.

PPA e LOA

O Plano Plurianual (PPA) define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) detalha a previsão de receitas e fixa as despesas para o ano seguinte. Juntos, esses instrumentos norteiam a atuação do poder público e garantem mais eficiência na aplicação dos recursos.