
1º trimestre de gestação. Foi com esse tema que a Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF Menezes) realizou grupo com gestantes na segunda-feira, 28. As grávidas receberam orientações importantes ministradas pela enfermeira Kátia Menezes e sua equipe sobre as 13 primeiras semanas de gestação, período de grandes mudanças e desenvolvimento do corpo da mamãe e do bebê.
Nesta etapa da gravidez é fundamental iniciar o pré-natal, período que exige que os profissionais de saúde estejam atentos e dedicados, por se tratar de uma fase importante e crítica na vida das grávidas.
Cinco gestantes que são atendidas e acompanhadas pela médica da unidade de saúde, doutora Clara, pela dentista doutora Heloísa Scarza, pela técnica de saúde bucal Priscila Silva e das técnicas de enfermagem Thaynara Amaral, Lindaura Martins e Ariete Andrade participaram do momento de compartilhamento de informações.
Durante o encontro na unidade, as grávidas puderam aprender como o embrião se desenvolve rapidamente em feto. Com a formação dos principais órgãos e sistema do corpo, a mulher pode experimentar sintomas como: náuseas, fadiga e sensibilidade mamária, além de muitas alterações hormonais.
A equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) composta por Dilmar Fiuza, Eni Maria, Mércia Gomes e Ruth Costa, que atuam replicando as informações, motivando e mobilizando as gestantes também participou do evento. A iniciativa também contou com a colaboração dos servidores Gilberto Pinheiro e Carlos Eduardo Reis.