
Neves foi escolhida como cidade pioneira a receber o Mutirão Cidadão, uma parceria entre a Prefeitura e a Ouvidora-geral do Estado, em um dia repleto de atendimentos gratuitos e essenciais. Ao todo, foram realizados mais de três mil atendimentos durante a ação, que aconteceu no Parque Ecológico, região central, na última sexta-feira, 22.
A iniciativa teve como objetivo aproximar a população dos serviços públicos, reunindo em um único espaço diversos atendimentos e orientações. Os nevenses compareceram em grande número para ter acesso a serviços básicos, como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), certidões de nascimento e casamento, vacinação, além de atendimento para reclamações, solicitações, elogios e sugestões.
A Prefeitura de Neves marcou presença oferecendo serviços locais, como o Procon Municipal, SINE Neves, Junta Militar, Central dos Autônomos, Casa da Mulher, Cadastro Único e a Ouvidoria Municipal.
A Ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, destaca a importância da primeira edição do Mutirão Cidadão em Neves. “Foi uma experiência excelente em um município tão relevante para Minas Gerais. O público superou nossas expectativas e conseguimos atender milhares de pessoas. Saímos de Neves muito satisfeitos e com a expectativa de reproduzir em outros municípios o mesmo sucesso alcançado aqui”, afirma.
Para o prefeito Túlio Raposo, a realização do Mutirão Cidadão em Neves representa o compromisso da gestão em aproximar a população dos seus direitos e ampliar o acesso a serviços essenciais. “Ser a primeira cidade a receber a iniciativa é motivo de orgulho, pois demonstra a relevância do município e a parceria com o Governo do Estado na construção de mais cidadania e dignidade para os nevenses”, destaca.
A Ouvidora-geral do município, Gislene Eustáquio, ressalta os resultados da iniciativa. “A parceria entre a Prefeitura e a Ouvidora-geral do Estado trouxe mais facilidade no acesso aos serviços, de forma gratuita e perto de casa. A praticidade e a economia foram grandes diferenciais dessa primeira edição do Mutirão Cidadão em Neves”, avalia.
A dona de casa Letícia Gabriela Moreira Oliveira, de 20 anos, levou a pequena Luna Gabriele, de apenas sete meses, para vacinar. “Soube do Mutirão Cidadão e aproveitei a oportunidade para imunizar minha filha. Foi muito importante para colocar o cartão de vacinas em dia”, disse.
Atendimentos perto de casa
O Mutirão Cidadão será realizado mensalmente em diferentes municípios mineiros, levando atendimentos gratuitos e serviços para milhares de pessoas. Com essa iniciativa, Neves reafirma seu papel de destaque na região metropolita, avançando no caminho da cidadania e inclusão.