Antes mesmo do sinal tocar nas escolas, o planejamento da rede municipal de ensino já está a todo vapor em Ribeirão das Neves. Nesta segunda-feira, 19, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a capacitação dos dirigentes escolares da rede municipal, um momento de diálogo, organização e troca de experiências para preparar as unidades de ensino para o ano letivo de 2026.
O encontro acontece ao longo de três dias, no Centro de Convenções do Caic, na região central e reúne cerca de 180 gestores escolares. A proposta é orientar, alinhar e fortalecer a atuação dos dirigentes, garantindo uma gestão escolar eficiente e comprometida com a qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede municipal.
Além de preparar a rede para o início das aulas, a capacitação também cumpre um papel estratégico de integração. Durante o plantão dos diretores, os gestores têm a oportunidade de conversar, esclarecer dúvidas, discutir diretrizes e organizar as demandas necessárias para o bom funcionamento das escolas ao longo de todo o ano letivo.
O prefeito Túlio Raposo participou da abertura da capacitação e destacou a importância do planejamento e do diálogo para que o município continue alcançando resultados expressivos na área da Educação. “Com muito trabalho e dedicação, já estamos nos programando para mais um ano em que vamos atuar para que nossa cidade continue sendo destaque na Região Metropolitana. Este momento é fundamental para planejar e pensar o que temos pela frente. Que seja mais um ano de transformação da Educação, como tem sido até aqui. A Educação da nossa cidade está cada dia melhor e isso é fruto de planejamento, alinhamento e trabalho em equipe”, afirma.
A Secretária Municipal de Educação, Dolores Kícila, ressaltou o papel estratégico do encontro. “É neste espaço que organizamos as escolas para 2026 e preparamos o início do ano letivo. No plantão dos diretores, conversamos sobre cada etapa do funcionamento das unidades escolares, elaboramos estratégias e organizamos tudo o que for possível para que as escolas funcionem da melhor maneira ao longo do ano”, destaca.
A diretora da Escola Municipal Elisa Maria Santos, Daniele Pereira de Souza Chaves, enfatiza que os três dias de capacitação serão extremamente valiosos tanto para gestores escolares com mais experiência quanto para aqueles que estão iniciando sua trajetória na rede. “Cada conhecimento compartilhado representa um investimento direto no futuro dos nossos alunos. Essa iniciativa fortalece a construção de lideranças mais conscientes, eficientes e comprometidas, capazes de impulsionar o desenvolvimento coletivo da Educação em nossa cidade”, conclui.
Posse dos novos dirigentes
No dia 06 de janeiro, a Prefeitura realizou a cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, 180 profissionais, entre diretores e vices, assumiram oficialmente a gestão de 82 unidades escolares, marcando o início de um novo ciclo na educação municipal.
O evento foi emocionante e marcou toda a comunidade escolar. Entre os gestores empossados está Marcos Paulo Silva Faustino, diretor da Escola Municipal Francisco Cândido de Paula, localizada no bairro Rosaneves, região Central. Esta não é a primeira vez que ele assume a função, para o profissional a reeleição é reflexo do trabalho desenvolvido junto à comunidade escolar. “O processo foi exaustivo e bastante criterioso. Isso mostra que a comunidade abraçou o nosso trabalho e acredita no que estamos construindo. É uma escola grande, com um público diverso. Nosso papel é acolher a comunidade como um todo, pensar nos alunos, nas famílias e nos servidores, sempre buscando um ensino de qualidade”, afirmou.
A posse dos gestores marcou o início das atividades das equipes de direção, que agora seguem participando de ações de formação e capacitação continuada, fortalecendo a gestão escolar e o trabalho desenvolvido nas unidades da rede municipal.

















