As anotações dos dados dos pacientes em blocos de notas e papel estão com os dias contatos em Ribeirão das Neves. Mais uma ação de modernidade, integração e transparência em prol de uma melhor qualidade de atendimento ao paciente e de trabalho foi adotado por essa gestão, medida inédita no município. O Sistema de Gestão de Saúde começou a ser implantado no último dia 13 de março e vai integrar todas as ações e trâmites da saúde, abastecendo o E-SUS com todas as informações e dados dos pacientes.
O trabalho começou com a integração da Atenção Primária nas cinco regiões sanitárias do município, através das 56 unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), local onde é realizado o primeiro atendimento ao munícipe, ou seja, a base de tudo, do cadastramento do perfil com informações do paciente, dados médicos, endereço e área de abrangência. Os profissionais da I Região na área central e da II Região no Veneza já foram capacitados na primeira etapa do projeto, ou seja, na parte cadastral. As outras três regiões da saúde estão localizadas em Justinópolis e serão abordadas após a conclusão dessa primeira etapa.
A segunda etapa do projeto de implantação do Sistema de Gestão de Saúde será a instalação do prontuário eletrônico em todas as regionais, seguidas da Regulação, Urgência, Vigilância em Saúde, Farmácia e Almoxarifado.
Ao adotar o Sistema de Gestão de Saúde, medida inédita no município, o Secretário Rodrigo Augusto Rocha Vieira, avaliou a ferramenta como imprescindível ao promover a transparência das ações, a organização dos processos e o monitoramento dos dados com o objetivo de proporcionar um tratamento fidedigno do relato do paciente com relatórios clínicos e gerenciais importantes. O secretário destaca que a integração dos ESF’s, UBR’s, UPAs e Hospital São Judas Tadeu com a gestão do prontuário eletrônico vai possibilitar o controle dos dados do paciente e permitir uma expressiva melhora no atendimento.