Em casos de urgência e emergência, a agilidade no atendimento e no socorro às vítimas é primordial, tanto para salvar a vida das pessoas, quanto para evitar agravamento ou possíveis sequelas.
No ano passado, a prefeitura de Ribeirão das Neves inaugurou a USA – Unidade de Suporte Avançado do SAMU, que foi estrategicamente instalado na região central do município, para garantir a agilidade nos atendimentos. O local de instalação da base foi escolhido pensando em dar saída mais rápida para os veículos de atendimento e a equipe médica.
A unidade médica é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista. Funciona como um braço do hospital São Judas Tadeu, aproximando a população do atendimento médico adequado. Desde a inauguração, já foram mais de 1.300 atendimentos.
Uma das principais atividades da USA é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. De acordo com Adaiana Cristina, superintendente de urgência e emergência do SAMU de Ribeirão das Neves, a Unidade de Suporte Avançado do SAMU contribui muito para o trabalho de socorro à vítima.
“ A USA – Unidade de Suporte Avançado do SAMU fez muita diferença no nosso município porque a característica de pacientes graves exige uma resposta rápida no atendimento e com a localização e logística da unidade, é possível ter um médico e um enfermeiro socorrista no local da emergência. Com a USA, se houver a necessidade de fazer uma intubação no local é possível, ou seja, é uma UTI móvel que contém todo o suporte necessário para atuar salvando a vida das pessoas”, explica Adaiana.
A excelência no atendimento e a quantidade de pessoas socorridas neste último ano, reforça o compromisso em priorizar a vida das pessoas, garantindo socorro e atendimento humanizado para os Nevenses.