
A partir de hoje, no período de 19/05/2025 a 27/05/2025, será realizado no município o LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti).
Durante esse período, serão realizadas visitas diárias com o objetivo de coletar amostras em potenciais criadouros do vetor Aedes aegypti. Nessas visitas, os agentes executarão o manejo ambiental nos imóveis (remoção, eliminação e vedação de criadouros) e, quando necessário, o tratamento químico com o uso de larvicida. Também será feito um trabalho de reforço junto à população sobre as medidas de prevenção da dengue, chikungunya e zika.
A estimativa da pesquisa é visitar 7.760 imóveis, o que correspondente a 20% dos imóveis presentes nos quarteirões previamente definidos pelo programa. A visita é realizada pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os resultados obtidos orientarão não apenas ações imediatas, mas também estratégias de monitoramento e avaliação contínua das atividades voltadas ao controle vetorial.
As principais ações de controle vetorial incluem: Visitas domiciliares nos imóveis; Intensificação da vigilância em imóveis especiais; Monitoramento de Pontos Estratégicos; Mutirões de limpeza nas cinco regiões sanitárias; Atividades de mobilização social e quando necessário, aplicação de bloqueios químicos em casos prováveis de arboviroses.