• Atenção primária é tema de capacitação da Secretaria de Saúde 

  • Voltar
15 de julho de 2025

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo um ciclo de capacitações para profissionais da área. Realizado pelo setor eSUS, Atenção Primária à Saúde (APS)/Central de Digitação, o treinamento iniciou no dia 17 de junho e ocorre às terças, quartas e quintas-feiras, com foco em produtividade, qualidade no atendimento à população e valorização dos servidores da saúde. A primeira etapa se encerra em 31 de julho. Já a segunda e última fase será concluída em 31 de agosto.

As palestras são ministradas pela enfermeira e especialista em Saúde Pública Cristiane Soares de Souza, coordenadora do eSUS/APS. A profissional destacou a importância da otimização dos processos para criar um ambiente de trabalho mais eficiente, reconhecendo o esforço dos profissionais e fortalecendo a confiança da população. Além disso, foram abordados temas como o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde e a forma correta de registrar a produção no prontuário eletrônico do cidadão.

Cerca de 136 profissionais de diferentes áreas participaram das capacitações, incluindo equipes das Equipes de Saúde Bucal (ESBs) das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), servidores do sistema prisional, integrantes da eMULTI, equipe multiprofissional, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem das ESFs e técnicos de enfermagem do setor de Imunização.

Mudanças na Atenção Primária

O novo modelo de financiamento da APS, que substitui o antigo programa Previne Brasil, tem como objetivo aumentar a equidade e a qualidade no atendimento à população. A mudança altera a forma de distribuição de recursos federais, visando ampliar o número de atendimentos e melhorar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).