• Boi da Manta mantém tradição e anima foliões na Praça de Neves

  • Voltar
 by 

Folião que é folião se diverte de qualquer forma na festa carnavalesca. Nem a chuva foi capaz de esfriar a empolgação do público que foi à Praça de Neves para celebrar o Boi da Manta 2026. Entre cores, sorrisos, dança e muita música, a folia que atravessa gerações tomou conta da região e colocou Neves no ritmo do Carnaval, mesmo debaixo de chuva.

Na festa para as famílias nevenses, moradores de todas as regiões da cidade se reuniram para curtir o Boi da Manta. Fantasias criativas, blocos personalizados e adereços coloridos deram o tom da celebração, evidenciando a pluralidade do público e reafirmando o caráter democrático do evento, que mantém vivas as raízes culturais nevenses.

Os bonecos gigantes, uma das marcas registradas do Boi da Manta, marcaram presença em mais um ano da festa, ao lado dos bois que dão nome ao evento. Juntos, ajudaram a compor o cenário que transformou a Praça de Neves em um espaço de encontro, memória cultural e celebração popular.

No palco, quem abriu a festa foi o cantor prata da casa Robert Dandan, que aqueceu o público e deu início à folia. Em seguida, o cantor Formiga foi a principal atração da noite e garantiu a animação do público, que não ficou parado. Das tradicionais marchinhas carnavalescas aos sucessos da música baiana, o repertório embalou foliões de todas as idades, que cantaram, dançaram e se divertiram em um evento marcado pela alegria e pelo clima de celebração.

A cortadeira Angelita Rita de Freitas Gonçalves, de 45 anos, saiu do bairro São Miguel, na região de Justinópolis, para curtir o Boi da Manta no centro de Neves. “Esse evento é uma oportunidade de diversão para todas as idades. Trouxe as crianças para brincar e se divertir. É muito importante ter esses momentos de descontração”, afirma.

Com direito à fantasia do personagem Mario Bros, o motorista Ricardo Henrique, de 36 anos, morador do bairro Santa Cecília, em Esmeraldas, já conhecia o Boi da Manta e fez questão de participar da festa. “O evento tem um clima bem tranquilo e familiar, permitindo que todos possam se divertir. A chuva não foi um empecilho. Valeu a pena participar”, disse.

Para a vigilante Monique Egídio, de 34 anos, o Boi da Manta representa mais do que um momento de lazer. “Neves precisa de eventos assim para que a população possa curtir e se divertir. É importante manter essa tradição e preservar esses momentos de alegria que há muitos anos são celebrados na nossa cidade”, avalia.

De Neves para um dos maiores carnavais do Brasil

Neste ano, o Boi da Manta contou com a presença da Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte. O rei Momo e a princesa encantaram os nevenses com muito samba no pé e simpatia. Nevense, a princesa Laís Lima destacou a importância de participar da festa em sua cidade natal. “Fico muito feliz em me apresentar no lugar onde nasci e fui criada. A realização de eventos como este é fundamental para fomentar a nossa cultura, fortalecer o Carnaval e proporcionar momentos de diversão para a população”, conclui.