Na Casa da Mulher Nevense o lema é mulheres que inspiram e apoiam umas às outras. Com esse intuito, a instituição programou uma série de palestras neste mês. No primeiro encontro do “Histórias para se inspirar”, o tema foi o Outubro Rosa e a terapeuta capilar, Iara Marques, emocionou a todas participantes com relatos reais de quem venceu o câncer de mama e hoje é exemplo de superação. Mais do que uma palestra, o momento foi de reflexão, conscientização e despertou ainda mais o interesse pelo autocuidado em cada mulher que viu de perto cada etapa na luta contra a doença.
Durante a palestra, a terapeuta capilar exibiu fotos, fez relatos e descreveu cada etapa do tratamento contra o câncer de mama. Na plateia, mulheres de todas as regiões do município acompanharam atentas a “aula de vida”. Entre elas, Dilene Maria da Costa, que teve um câncer diagnosticado, mas com a descoberta precoce e tratamento adequado vive normalmente hoje em dia. “Palestras como essa realizada pela Casa da Mulher despertam e incentivam as mulheres a ficar atentas com qualquer sinal no corpo. São nesses momentos de alguém relatando diretamente sobre a doença é que vemos a importância do autocuidado”, afirma.
Há 10 anos, Maria das Graças da Silva, hoje com 51 anos, descobriu um câncer de mama durante projeto itinerante realizado pela prefeitura de Neves. “Fiz o exame e descobri que estava com a doença. Depois disso iniciei o tratamento, operei e fui curada. Descobrir precocemente o problema. Esse tipo de palestra é fundamental para despertar nas mulheres o cuidado com o corpo”, avalia.
Com fotos e relatos de cada etapa do processo para vencer o câncer de mama, a terapeuta capilar, Iara Marques, impactou a todos com a história real. “Tenho certeza que a palestra tocou cada participante e despertou ainda mais nelas o interesse pelo autocuidado, prevenção e conscientização contra a doença”, afirma.
A coordenadora da Casa da Mulher, unidade centro, Maria Isabel A. Gonçalves, explica que o “Histórias para se inspirar” leva a vivência de quem superou adversidades para chegar mais perto do público que participa das atividades na casa. “Nosso lema é mulheres que inspiram e apoiam umas às outras. Tendo em vista esse tema, desenvolvemos essa série com diversos depoimentos delas que, de alguma forma, passaram a ser exemplo de superação umas para as outras”, concluiu.