• Conferência Municipal de Meio Ambiente discute emergências climáticas

21 de junho de 2024

Autoridades locais, estaduais e representantes da sociedade civil participaram da Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira, 19, no centro de convenções da Cidade dos Meninos. Ao longo deste mês diversas ações foram feitas no município discutindo questões ambientais, culminando com o encontro que teve como destaque a palestra: Emergência climática – o desafio da transformação ecológica.

Além da discussão sobre o clima, os resultados sobre o primeiro ano do Programa Verde Neves foram apresentados a população. Também houve a elaboração de propostas e eleição de delegados que irão participar da Conferência Estadual e Nacional de Meio Ambiente.

O prefeito Junynho Martins destacou ações que foram amplamente debatidas no município. “Licenciamento ambiental municipal, um marco histórico para nossa cidade; promulgação da lei da Apa da Lajinha; projeto Amigos da Praça; Uma Vida, uma árvore. Uma série de iniciativas que fizemos no intuito de estimular as pessoas a cuidar e viver em harmonia com o meio ambiente. O desenvolvimento é importante, mas ele precisa ser feito de forma sustentável”, avalia.

O secretário de Meio Ambiente Leonardo Martins, destaca que a conferência municipal é a primeira etapa de outras discussões que ainda estão por vir. “Neves está sendo pioneira na realização deste debate sobre mudanças climáticas a partir do chamamento do Governo Federal. Vamos discutir sobre as principais ações que o município vem promovendo, além de tirar diretrizes e trabalhos que serão levados a esfera estadual e nacional”, explica.

De acordo com a secretaria adjunta de Meio Ambiente, Ana Cristina Fernandes, Neves tem trabalhado junto a sociedade civil para conscientização da população sobre a preservação ambiental. “A conferência é mais um momento em que vamos promover  discussões e reflexões importantes com a comunidade sobre a temática ambiental”, afirma.

Representante da secretaria estadual do Meio Ambiental, Bárbara Crepet, destaca a mobilização do poder público com a sociedade civil. “Reunir opiniões dos cidadãos é o primeiro passo para ter um plano local de ações climáticas”, destaca.

A palestrante, gestora e educadora ambiental, Sirlene de Almeida Santos, revela que alterações no clima fazem parte do dia a dia muitos municípios Brasil afora e precisam ser debatidas. “Precisamos promover a formação da consciência ambiental das pessoas. Informar a elas o que são as mudanças climáticas e quais os efeitos elas causam nas cidades e no país. Nosso objetivo é discutir este conceito. Chuvas intensas, calor extremo, deslizamentos, erosões são algumas das situações enfrentadas em milhares de municípios brasileiros. São questões que achamos que estão longe da nossa realidade, mas estão muito perto”, explica.

Morador do bairro Barcelona, Sebastião Pinto Moreira abraçou a preservação do meio ambiente no município. “Me envolvi com a causa ambiental e estou cuidando de uma área verde em frente a minha casa. São ações simples, mas que fazem a diferença na vida da população”, conclui.