O fortalecimento da atuação dos conselheiros municipais passa também pela formação contínua. Pensando nisso, o Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves realizou no dia 29 de outubro, em sua sede na região central, uma capacitação voltada para o tema “Comunicação não violenta – abordagem empática e humanizada”.
O encontro foi conduzido por Joelda Cupertino, capacitadora e mediadora especializada em Comunicação Não Violenta, que destacou a importância da observação, da expressão de sentimentos, da identificação de necessidades e da formulação de pedidos claros no processo de diálogo. A proposta da atividade foi ampliar a compreensão sobre os relacionamentos interpessoais e fortalecer o papel dos conselheiros na construção de um ambiente mais colaborativo e respeitoso, tanto dentro do Conselho quanto nas ações voltadas à população.
A capacitação faz parte das metas do Conselho de Saúde e reflete o compromisso do município em incentivar o aprendizado e o desenvolvimento dos representantes que atuam em defesa de um Sistema Único de Saúde mais participativo, acolhedor e humanizado.


