• Conselheiros tutelares eleitos são empossados em Ribeirão das Neves

11 de janeiro de 2024

Foi realizada na manhã do dia 10/01, no auditório da Cidade dos Meninos, a posse dos 15 novos Conselheiros Tutelares de Ribeirão das Neves eleitos para o período de quatro anos. São cinco representantes para cada região da cidade: Centro, Veneza e Justinópolis. A eleição foi realizada no dia 01 de outubro de 2023 e o município se destacou pela agilidade na apuração dos votos, organização e modernidade do processo. Estiveram presentes representantes do Ministério Público, vereadores, sociedade civil e servidores.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão, reforçou a importância de ter representantes das três esferas do poder público, executivo, legislativo e judiciário na posse. “Esses são os guardiões das crianças e jovens da nossa cidade. Todos trabalhando juntos e em sintonia é fantástico para nossas crianças. Que vocês conselheiros tenham sabedoria, eficácia e integridade neste cargo que lhes foi confiado”, disse.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Beatriz Pereira de Jesus ressaltou o compromisso que esses profissionais têm para com as crianças e adolescentes de Ribeirão das Neves. “É um dia importante para a infância da nossa cidade pois, os nossos pequenos podem contar com vocês que hoje assumem o compromisso de zelar por elas. Contem conosco nesta luta por uma infância sadia e de pleno desenvolvimento integral. Bom trabalho para todos vocês”, desejou.

A promotora da Infância e Juventude de Ribeirão das Neves, Maria Clara Azevedo participou da cerimônia e reafirmou a parceria do Ministério Público com o município em prol das crianças. “A constituição federal diz que a criança é prioridade absoluta. Portanto deve ser tratada com zelo, cuidado e atenção. Que a rede de proteção e defesa de jovens e crianças seja cada vez mais forte, proporcionando um futuro mais feliz e produtivo para as nossas crianças e a nossa cidade”, afirmou.

Vitório Júnior, deputado estadual, esteve presente na solenidade e destacou que os novos conselheiros irão encontrar uma rede bem estabelecida no município para realizarem o seu trabalho. “Sabemos que a tarefa é árdua e que os desafios são enormes mas com a estrutura que nós temos, com um grupo comprometido, com um conselho ativo e atento a essa caminhada, com uma secretaria de desenvolvimento social que não mede esforços para que essa política avance cada dia mais, tenho certeza que vocês terão uma ótima atmosfera de trabalho”, disse.

O Prefeito Junynho Martins agradeceu a todos que participaram da eleição e enfatizou que Ribeirão das Neves obteve destaque no processo de escolha dos conselheiros. “Nossa eleição foi referência para o estado com uma apuração rápida e eleição tranquila. Sou professor de carreira e sei da importância do Conselho Tutelar. Procuramos em nossa administração proporcionar uma melhor qualidade de vida para as crianças, como por exemplo, uma merenda de qualidade, um uniforme completo, agora com o complemento dos novos tênis personalizados. Isso é atuar em conjunto com o conselho. Isso é promover os direitos das nossas crianças e jovens que são o futuro da nossa cidade”, afirmou.

A expectativa da conselheira tutelar reeleita da região do Veneza, Denise Verônica Fernandes Souza, é de muito trabalho e serviços prestados para as crianças de Neves. “Quando os vários integrantes do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescentes estão juntos, com uma mesma visão, o trabalho flui de forma mais coesa e podemos atuar de forma mais rápida e efetiva. A Prefeitura tem um trabalho de atuação espetacular, principalmente em casos de alta complexidade. Estou muito confiante que iremos realizar um bom trabalho”, finalizou.

Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.