• Secretaria de Esportes e Cultura Realiza Fóruns Preparatórios Para a 4ª Conferência Municipal de Política Cultural em Ribeirão das Neves

16 de maio de 2024

A Secretaria Municipal de Esportes e Cultura convida os moradores para participarem dos Fóruns Preparatórios para a 4ª Conferência Municipal de Política Cultural de Ribeirão das Neves, que terá o seguinte tema: “ Democracia e Direito à Cultura.”
Para participar da conferência, é necessário que o interessado se inscreva em algum dos Fóruns Temáticos de sua identificação.
O objetivo geral do evento é discutir as diretrizes e os caminhos para o fortalecimento do campo cultural no município, garantindo os princípios de democratização e participação na construção da política cultural da cidade.
A meta é ampliar a mobilização e a participação popular em todas as etapas da conferência e garantir os direitos culturais e fortalecer a cultura de Ribeirão das Neves, discutindo também o acesso, memória e formação. Além disso, a conferência tem como papel, promover o debate entre cidadãos, artistas, produtores, gestores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, oportunizando também , discutir as diretrizes de Políticas Públicas advindas do governo federal Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Cultura Viva, além de estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Cultura 2026- 2035.

inscrição: https://forms.gle/A3xJoN32d9QHeqis7

No quadro abaixo você confere o cronograma dos Fóruns Temáticos Preparatórios e os objetivos da 4ª Conferência Municipal de Política Cultural em Ribeirão das Neves

Cronograma Fóruns Temáticos Preparatórios e 4ª Conferência Municipal de Política Cultural em Ribeirão das Neves

1º ENCONTRO Data:25/05/2024Horário: 9h Às 12hLocal: Região Central – Auditório Interno da Secretaria Municipal de EducaçãoTema: I – Fomento, Economia da Cultura e Economia Criativa
Horário: 14:00 às 17:00Tema: II – Fortalecimento Institucional e Participação Social
2º ENCONTROData:22/06/2024Horário: 9h Às 12hLocal: Região JustinópolisTema: III – Diversidade Cultural e Territórios
Horário: 14:00 às 17:00Tema: IV – Identidade, Patrimônio e Memória
3º ENCONTROData: 20/07/2024Horário: 9h Às 12hLocal: Região do VenezaTema: V – Política das Artes
4ª Conferência Municipal de Política Cultural em Ribeirão das Neves
Data: 24/08/2024Horário: 9h Às 16hLocal: Auditório Interno da Secretaria Municipal de Educação

Atenção: Para participar da Conferência Municipal de Política Cultural, é necessário se inscrever em algum dos Fóruns Temáticos que mais se identificam com seus interesses.

Objetivos da Conferência:

Geral: Discutir as diretrizes e os caminhos para o fortalecimento do campo cultural, garantindo os princípios de democratização e participação na construção da política cultural de Ribeirão das Neves.

Metas Específicas:

1. Ampliar a mobilização e a participação popular em todas as etapas da Conferência;
  2. Garantir os direitos culturais e fortalecer a cultura de Ribeirão das Neves em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã;
  3. Discutir a Cultura de Ribeirão das Neves nos seus aspectos de acesso, fomento, institucionalização, memória e formação;
  4. Promover o debate entre cidadãos, artistas, produtores, conselheiros/as, gestores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões;
  5. Aprovar metas municipais para o período de 2024-2025;
  6. Criar Política Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural;
  7. Discutir as diretrizes de Políticas Públicas advindas do governo federal Aldir Blanc e Paulo Gustavo e Cultura Viva;
  8. Estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Cultura 2026-2035.