• Cras Itinerante leva atendimentos ao bairro Nossa Senhora da Piedade, em Justinópolis

  • Voltar
24 de abril de 2025

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania, realizou nessa quarta-feira, 23, mais uma edição do Cras Itinerante. Desta vez, a ação aconteceu na Associação Beneficente Menino Jesus, no bairro Nossa Senhora da Piedade, em Justinópolis. Os moradores tiveram acesso aos serviços, atendimentos, orientações e acolhimento da administração municipal, tudo bem perto de casa.

Com o objetivo de descentralizar as ações da assistência social e facilitar o acesso da população, os moradores da região puderam atualizar ou realizar a inclusão no Cadastro Único, receber orientações sobre benefícios socioassistenciais, além de atendimentos com técnicos da Secretaria para a solicitação de documentos pessoais.

De acordo com o coordenador do Cras Areias, Welberte Antônio de Lima, a ação itinerante promove a aproximação entre a comunidade e os serviços da Prefeitura. “Estar mais perto das pessoas e realizar os atendimentos sem que elas precisem se deslocar para longe é um grande diferencial dessa iniciativa que estamos promovendo, facilitando o acesso da população ao equipamento público”, explica.

A auxiliar de cozinha Grazielle Fernanda dos Santos, de 30 anos, aproveitou a ação itinerante para fazer o Cadastro Único e incluir o filho recém-nascido no sistema. “Economizei tempo e dinheiro. Não precisei gastar com passagem de ônibus para me deslocar até o Cras em Areias. Fiz tudo rápido e perto de casa”, explica.

A dona de casa Marisa da Conceição Martins, de 52 anos, também atualizou os dados no Cadastro Único. “Foi uma ótima iniciativa. Facilitou demais a vida de quem precisa dos serviços do Cras”, afirma.

A atendente Raquel Alexandre da Silva, de 22 anos, também aprovou a ação. “Foi muito mais acessível solicitar a atualização dos documentos que preciso. Fui muito bem atendida e consegui resolver o que precisava”, disse.

Já a dona de casa Andrea Rita Gherardi, de 56 anos, participou da ação itinerante em busca de informações para iniciar atividades físicas. “Quero fazer ginástica, me cadastrar para colocar o corpo em movimento. Não estou à procura de benefício, mas quero me exercitar. Aproveitei a ocasião para me informar”, conclui.