• Desfile Cívico reúne mais de mil alunos em celebração à história do país e de Neves

  • Voltar
10 de setembro de 2025

Na última sexta-feira, dia 05, alunos de diversas escolas de Ribeirão das Neves transformaram as ruas da Cidade dos Meninos no palco de um verdadeiro espetáculo. O tradicional desfile cívico pelo Dia da Independência, comemorado no dia 7 de setembro, reuniu cerca de 1.200 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, em uma vibrante celebração que teve como tema central a própria história e identidade de Ribeirão das Neves.

A manhã foi marcada por um desfile cheio de energia, com crianças e adolescentes participando. Desde os pequenos do maternal, com apenas 2 anos, até os estudantes do 5º ano, com 10 anos, todos mostraram seu entusiasmo. A fanfarra e as balizas, animaram o percurso com músicas e coreografias bem ensaiadas, conquistando o aplauso do público que acompanhou de perto essa homenagem à cidade.

A superintendente do Centro Infantil, Dulci do Val, explicou que o desfile é o resultado de um trabalho pedagógico que acontece ao longo de todo o mês. Ela destacou que o significado do Dia da Independência vai muito além do feriado e dos desfiles, sendo um momento que reforça nossa memória e identidade. “Essa data é importante para refletirmos sobre os acontecimentos históricos que ajudaram a moldar a identidade do Brasil, promovendo uma compreensão mais crítica e valorizando nossa cultura. Neste ano, o enaltecemos também nossa querida Ribeirão das Neves. Cada grupo trouxe um pouco da história da cidade”, explicou a profissional..

O Prefeito de Ribeirão das Neves, Túlio Raposo participou do evento e ressaltou a grandiosidade do evento. “Que alegria de acompanhar o desfile cívico dos nossos alunos, que mostraram tanto talento, disciplina e muito amor por Ribeirão das Neves. Foi emocionante ver as escolas da nossa cidade levando às ruas o orgulho de ser brasileiro e a esperança de um futuro melhor. Essa participação enche de orgulho todas as famílias e reforça a importância da educação na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o nosso país”, finalizou.