• Equipe da Vigilância Sanitária participa de Reunião na ANVISA

  • Voltar
29 de abril de 2024

A Vigilância Sanitária de Ribeirão das Neves esteve presente nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília, na 1° Reunião Geral do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Foram debatidos temas técnicos para capacitação e estratégias sustentáveis de atuação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para o controle de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.
A importância desse controle é traduzida em um cuidado especial com a qualidade dos alimentos que chega até a população e é realizada através da coleta dos alimentos nos estabelecimentos comerciais alimentícios. Essas amostras são encaminhados até a Fundação Ezequiel Dias (FUNED)
e direcionadas aos laboratórios de referência do programa que são EUROFINS/SP e FUNED/MG para serem analisadas visando mitigar o risco à saúde mediante avaliação do cenário de irregularidades e risco à saúde, a partir dos resultados das análises das amostras coletadas.

Programa  de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos

Minas Gerais é um dos Estados pioneiros no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ribeirão das Neves é um dos seis municípios que aderiram ao programa e que acompanham o dia a dia dos estabelecimentos alimentícios da cidade, cumprindo as metas pactuadas com a SES/MG e ANVISA.
Segundo a equipe técnica formada pelas profissionais Alexsandra Cássia Resende, Désia Maria Diniz e Rosângela de Jesus Jorge Santos, o evento promovido pela (ANVISA) contribuiu para agregar conhecimento de forma a melhorar as ações implementadas no trato das coletas e, consequentemente, no cuidado com a saúde da população nevense.
O evento teve como palestrantes a Gerente de Monitoramento e Avaliação do Risco GEMAR/ANVISA, Adriana Torres;  a Referência em Toxicologia, Ara Patrícia Diniz Andrade e o Coordenador de Amostragem do PARA, Augusto Kluczkovski Junior.
Ao final dos trabalhos, o Estado de Minas Gerais e os municípios participantes, com destaque para Ribeirão das Neves,  receberam o Certificado de Reconhecimento de Excelência por terem contribuído com um expressivo número de amostras aptas para análise no ano de 2023.